Você está visualizando atualmente O que são eletrodutos galvanizados? Quais suas vantagens e aplicações?

O que são eletrodutos galvanizados? Quais suas vantagens e aplicações?

Utilizados para diversas finalidades, os eletrodutos galvanizados são extretamente versáteis e amplamente utilizados em instalações prediais.

Neste artigo você irá aprender o que é eletroduto galvanizado, suas características e aplicações.

Conceito de Eletroduto

É o conduíte que protege a fiação ao longo de toda sua extensão. Ele é responsável por “levar” os fios pelos locais determinados no projeto elétrico. O formato circular é o mais comum, mas podem existir variações. Através dos eletrodutos, é possível introduzir e retirar fiação, apenas puxando. Entre suas principais características, está o de gerar proteção ao local em que é instalado, evitando o contato dos fios elétricos com outros objetos e pessoas.

O que é o processo de galvanização?

A aplicação da técnica de galvanização, ocorre por meio do fogo, o que garante maior confiabilidade e resistência ao produto.

Os eletrodutos galvanizados são a melhor opção quando existe a necessidade da condução de fios elétricos. A técnica de galvanização rende ao produto uma alta resistência às mais diversas influências externas, como os choques mecânicos, agentes químicos, entre outros.

Tipos de eletrodutos galvanizados

Os eletrodutos são definidos como os seguintes tipos: curvados, rígidos e flexíveis. Além disso, eles podem ser metálicos ou isolantes. Os metálicos devem ser protegidos contra corrosão e essa proteção é feita com cobertura de esmalte, galvanização ou banho de zinco, capa externa plástica ou asfáltica ou tinta epóxica.

Os rígidos não podem ser curvados, a não ser com uma ajuda mecânica. Além disso, eles são indicados para lajes e superfícies concretadas, uma vez que não se danificam durante o processo de concretização. 

o que são eletrodutos galvanizados

Os eletrodutos metálicos rígidos são perfeitos para paredes finas e de instalações não industriais. Eles são usados exclusivamente em linhas subterrâneas ou, eventualmente, contidos em canaletas.

Os curvados podem ser deformados sob ação de uma força transversal aplicada durante um curto intervalo de tempo depois retoma sua forma original logo após a cessação da força, são aplicados em linhas embutidas, principalmente em prédios residenciais, comerciais e análogos.

Já os os flexíveis são indicados para paredes, por serem fáceis de instalar. Por ser flexível, é possível fazer curvas na parede com ele, mas deve-se evitar curvaturas com ângulos muito fechados, pois podem impedir a passagem dos fios ou cabos.

Quais aplicações dos eletrodutos galvanizados?

A empregabilidade deste produto acontece em muitos segmentos industriais e residenciais. Também é possível encontrá-lo em refinarias e obras comercias.

A condução de fios e cabos feita pelos eletrodutos podem ser tanto externas quanto subterrâneas. A maneira que isso vai ocorrer depende do projeto ao qual está fazendo parte.

Você também poderá encontrar o material sendo utilizado em indústrias de explosivo, indústrias petroquímicas, centrais elétricas e em muitas outras.

Principais vantagens dos eletrodutos galvanizados

Entre suas maiores qualidades, podemos destacar algumas que são citadas com maior frequência por nossos clientes:

  • Resistência – Os produtos de aço carbono que recebem a técnica de galvanização, têm sua vida útil bastante extensa. A matéria-prima é reconhecida por sua capacidade de suportar as mais variadas influências, e a galvanização aperfeiçoa essa qualidade aumentando a resistência física e química do material.
  • Custo x benefício – Estamos falando de um produto de um investimento relativamente baixo, principalmente quando comparado à satisfação que gera. A necessidade de manutenção é muito baixa, praticamente nula. Mas mesmo quando essa se torna necessária, os custos para que seja possível o conserto são igualmente baixos.
  • Durabilidade – Os eletrodutos galvanizados são os conduítes de maior vida útil do mercado atual.
  • Higienização – Os eletrodutos externos precisam de limpeza, e o tempo empregado para a higienização de um material de aço carbono, é muito baixo. Isso se deve à baixa aderência do material, e à sua superfície lisa.

Normas Técnicas da ABNT para fabricação de eletrodutos

A padronização da produção de equipamentos e produtos garante a qualidade dos mesmos. Seguir normas estabelecidas por órgãos competentes é o caminho que toda empresa reconhecida em seu segmento, faz.

São atitudes como essas, que fazem com que empresas gerem confiança aos seus clientes, e se estabeleçam como referência.

Nossos eletrodutos galvanizados são produzidos através das diretrizes estabelecidas nas NBR 5597 – NPT e na NBR 5598 – BSP.

Medidas padrão dos eletrodutos galvanizados

Os eletrodutos podem ser encomendados em tamanhos que atendam às necessidades do cliente. Mas suas medidas podem variar entre 20,00 mm e 112,70 mm no seu diâmetro externo, e entre 0,90 mm e 2,65 mm na espessura de parede. O comprimento padrão exigido é de 3 metros.

Onde encontrar eletrodutos galvanizados?

Quando o assunto é eletroduto oferecemos aos nossos clientes o que há de melhor há mais de 35 anos! Faça conosco a cotação dos eletrodutos para seu projeto elétrico! Fale com um consultor!

Compartilhe este Artigo!

Deixe um comentário