Você está visualizando atualmente Quais os tipos de tubos de aço?

Quais os tipos de tubos de aço?

Os tubos de aço são utilizados na fabricação de máquinas agrícolas e industriais, na construção de usinas hidrelétricas e termelétricas, na construção civil e também em diferentes tipos de estruturas metálicas.

Considerados elementos fundamentais nas edificações prediais, são utilizados nos andaimes, infraestrutura elétrica e de combate a incêndios.

O que são os tubos de aço?

Tubos de aço são produtos altamente resistentes mecanicamente, suportando grande quantidade de peso sem que sofra deformações.

O aço possui muitas característica especiais, é uma matéria-prima que possui grande variedade de aplicações e, por isso, os tubos produzidos são comercializados em diferentes formatos, que você verá no decorrer do artigo.    

Além disso são leves, o que facilita o transporte e podem ser produzidos em diferentes tamanhos, diâmetro e formas, sendo as principais formas: redonda, quadrada e retangular. Mas não se esqueça: os tubos só apresentam produtividade total se feitos em um local ético e de confiança, que segue as normas da ABNT corretamente.

Tubos Quadrados

Os tubos de aço quadrado, ou metalon, são versáteis e podem ser empregados em diversos segmentos industriais, mas principalmente em áreas que exijam materiais de alta resistência a forças mecânicas, como a indústria de máquinas e na indústria de fundações. Sua eficiência para esses casos se dá devido à alta concentração de carbono em sua composição. Os tubos quadrados podem ser fabricados com ou sem costura e terem acabamento preto ou galvanizado.

Tubos Retangulares

Os tubos de aço retangulares também podem ser usados em equipamentos e maquinários que exigem material de alta resistência e grande durabilidade, no entanto, sua maior utilização é no desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas, servindo como vigas e colunas de sustentação.

Graças a sua forma geométrica, também é ideal para o uso na construção civil, seja como suporte para pisos ou fundações.

Tubos Industriais Redondos

Já os tubos industriais redondos são feitos com aço carbono, através de um processo de solda por resistência elétrica de alta frequência, que deixa uma costura longitudinal.

Esse tipo de tubo de aço é empregado na construção civil, na arquitetura e nas estruturas metálicas de diversos produtos do cotidiano, como equipamentos para academia, equipamentos médicos, corrimões de escada, entre outros.

Tubos Redondos de Condução

Por fim, os tubos redondos de condução são os mais adaptáveis às diferentes necessidades de uso.

Sua flexibilidade de aplicação se dá, a principio, pela opção de serem fabricados com ou sem costura, com ou sem solda longitudinal e com perfis pretos ou galvanizados, em diferentes tamanhos de bitolas, larguras e espessuras de parede.

Segundo por serem maleáveis e flexíveis, podendo ser expostos à curvaturas em serviços de usinagem para transporte de água, gases e vapores. São muito usados em residências e instalações prediais.

Tubos Schedule

Ainda dentro dos tubos redondos de condução, existe um tipo especial chamado Tubo de aço Schedule, que também é indicado para o transporte de fluidos, vapores e gases.

No entanto, é indicado para as indústrias navais, química, petrolífera e em hospitais, uma vez que tem a capacidade de transportar materiais corrosivos e abrasivos.

Conclusão sobre os tipos de tubos de aço

Agora que você sabe quais os tipos de tubos de aço disponíveis no mercado, você poderá escolher qual o mais adequado para o seu projeto.

Para isso, saiba que você pode contar com a ajuda da Santa Marta! Nós somos uma empresa especializada em produtos sidero-metalúrgicos, com total qualidade e segurança!

Para mais dicas, confira nosso blog

Compartilhe este Artigo!

Deixe um comentário