Você está visualizando atualmente Tubos de Aço para redes de combate a incêndio: Funções, especificações, e aplicações.

Tubos de Aço para redes de combate a incêndio: Funções, especificações, e aplicações.

Os Tubos de aço para combate a incêndio são essenciais nessas instalações. Sua finalidade é conduzir a água sob pressão por todo o sistema até os bicos de sprinklers ou “chuveiros” automáticos.

Além de suportar a pressão os tubos também devem resistir a ação corrosiva exercida pela passagem da água e os minerais nela contidos.

Neste artigo falaremos mais sobre as especificações e finalidade dos tubos de aço nas redes de combate a incêndio.

A importância dos tubos de aço para redes de combate a incêndio

O sistema anti incêndio precisa estar completo, seguindo as melhores práticas de montagem e uso de materiais, assim como, receber manutenção periodicamente.

O sistema é composto por uma série de elementos que, em conjunto, detectam e combatem um incêndio, evitando que se propague. Podemos salientar os tubos de aço como sendo o elemento principal do sistema.

Entenda mais sobre esse importante componente e seu papel nesse sistema que precisa de resistência e estanqueidade.


A produção dos tubos deve estar de acordo com as Normas NBR 5580 e NBR 5590, podendo ser revestidos com zinco ou sem revestimento.

Rede de combate a incêndio: o que é e qual a sua importância?

As redes de proteção contra incêndio são sistemas que impedem a propagação de chamas em um incêndio dentro de uma edificação. Sejam essas residenciais, comerciais ou industriais.

Cada projeto de proteção contra incêndios deve ser preparado juntamente com a planta do local, levando em consideração os fatores essenciais como saídas de emergência, escadas, portas corta-fogo e etc.

Existem muitos serviços e componentes na rede de incêndio, que devem atender aos requisitos da regulamentação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que é um documento obrigatório para todos os projetos comerciais e edifícios residenciais.

Vários setores do mercado usam redes de proteção contra incêndio, como engenharia e construção, usinas de açúcar, álcool, energia, empresas de gás natural, indústria metalúrgica, indústria naval, indústrias química e petroquímica, indústria têxtil, celulose e papel, mineração, cimento, caldeiras, montagem e instalação.

Quais os principais componentes de uma rede de incêndio?

Para que o sistema de combate a incêndios funcione de maneira adequada, é necessário que ele tenha alguns componentes obrigatórios e seja aprovado pelo AVCB. Os componentes da rede de incêndio são certificados e inspecionados pelo INMETRO e seguem um rígido padrão de qualidade:

  • Tubos de aço carbono;
  • Mangueiras;
  • Esguichos;
  • Registros;
  • Caixas de abrigo;
  • Válvulas;
  • Bombas,
  • Entre outros.

Deve-se lembrar que não é qualquer tipo de tubo de aço que pode ser usado. É necessário que o produto tenha características específicas para atender as necessidades de um projeto complexo como esse.

Os tubos de aço usados ​​nas redes de proteção contra incêndio devem atender os requisitos específicos das Normas Técnicas devido a eventual exposição a temperaturas e pressão da água assim como à corrosão.

Para garantir a eficiência da rede, é necessário usar tubos de qualidade comprovada e de procedência conhecida, evitando assim a compra de produtos sem as certificações das normas ABNT, por exemplo.

Se você precisa de Tubos de aço para redes de combate a incêndio CLIQUE AQUI e fale com um consultor.

Como deve ser o tubo de aço para redes de incêndio?

Jatos de água de alta pressão são usados ​​em incêndios para extinguir chamas mais rapidamente. No entanto, antes de chegar até a mangueira, a água passa por uma série de tubos especiais projetados para suportar pressão da água. Estes tubos são de aço carbono e possuem excelente desempenho em sistemas sob pressão.

Os tubos de aço carbono utilizados em redes de incêndio precisam ter características específicas, para garantir sua resistência, baixa manutenção e atendimento aos requisitos da Norma. Sendo assim, os tubos de aço podem ser galvanizados e possuírem diâmetro e espessura específico.

Os tubos de aço galvanizados para combate a incêndio são revestidos com zinco. Além de serem muito úteis nas redes de incêndio, esses tubos também podem ser utilizados para conduzir fluidos não corrosivos, como água, vapor, gás natural, petróleo, instalações residenciais e de construção, ar comprimido e ar condicionado sendo muito aplicado em diferentes setores do mercado industrial brasileiro.

Quais os benefícios da galvanização para tubos de aço em redes de incêndio?

Impedindo o desgaste interno e externo dos tubos de aço carbono, a galvanização é um procedimento que traz outras qualidades essenciais para um projeto de rede de incêndio. Feita de acordo com normas internacionais e nacionais, a galvanização protege os tubos da ação corrosiva aumentando, assim, a durabilidade dos tubos.

A galvanização é muito importante para diversos tipos de tubos de aço carbono, mas muito utilizado especificamente em tubos para redes de combate a incêndio.

Quais as especificações do tubo de aço para combate a incêndio?

Primeiramente a fabricação do tubo deve estar em conformidade com as normas da ABNT. Caso a fabricação ocorra dentro das normas os tubos terão as seguintes especificações;

  • resistência química;
  • resistência a pressão
  • garantir estanqueidade;
  • ter resistência a choques mecânicos;
  • ter estabilidade.

Dependendo do tipo de projeto que será feito, o diâmetro e espessura dos tubos da rede de incêndio variam. Dessa maneira, é preciso planejar corretamente, se atentando a todos os detalhes, para que os tubos corretos sejam escolhidos, e não haja problemas na hora em que precisarem ser acionados.

As instalações de proteção contra incêndio são uma das etapas mais importantes de qualquer obra, porque seu principal objetivo é garantir que todos os procedimentos sejam realizados com segurança. Elementos como boa instalação, tubulação e conexões para proteção contra incêndio, bem como diretrizes bem orientadas e profissionais altamente qualificados que acompanham a instalação são os fatores fundamentais para garantir o sucesso da obra.

Onde os tubos de aço para combate a incêndio podem ser usados?

As dimensões dos tubos e conexões de incêndio variam de acordo com a necessidade, tornando esses objetos versáteis para diversos tipos de projetos contra incêndio. Esses materiais fazem parte de uma infinidade de setores industriais, assim como em construções. Ao falar sobre controle de incêndio, os tubos de aço possuem uso predominante em:

  • indústrias;
  • edifícios comerciais e empresariais;
  • empresas;
  • galpões industriais;
  • galpões para eventos.

É sempre importante investir em tubos e conexões de proteção contra incêndio em um edifício, porque esta é uma alternativa segura que pode evitar grandes prejuízos que possam ocorrer. Uma boa estratégia de prevenção de incêndios requer tubos e conexões de alta qualidade para tornar o projeto contra incêndio realmente eficaz.

Se prepare contra incêndios com nossos tubos de aço para redes de incêndio

Trabalhando há 45 anos com tubos de aço, a Santa Marta tem experiência e “KnowHall” na fabricação e distribuição de tubos de aço carbono, galvanizados, com e sem costura, trefilados, quadrados, retangulares, usinados, redondos, de condução e muito mais. Saiba mais e entre em contato! O atendimento é focado na personalização e no seu sucesso.

Compartilhe este Artigo!

Deixe um comentário