Você está visualizando atualmente O que são Conduletes Galvanizados? Veja as características e aplicações

O que são Conduletes Galvanizados? Veja as características e aplicações

As caixas de instalação para infraestrutura elétrica de sobrepor são chamadas conduletes. Os conduletes galvanizados metálicos apresentam uma série de vantagens e são utilizados amplamente em várias instalações prediais.

Neste artigo iremos apresentar os tipos de conduletes, suas características principais e como utiliza-los da melhor forma. Não deixe de ler mais um super artigo que preparamos para você que acompanha nosso blog!

Para que servem os Conduletes Galvanizados?

Os conduletes galvanizados são utilizados em instalações elétricas expostas de baixa tensão. Comumente em edificações residenciais, comerciais ou industriais. Os conduletes são encontrados também em alumínio e PVC. Além dos conduletes, também existe uma ampla gama de acessórios.

Quais são os tipos de Conduletes Galvanizados?

Conforme a necessidade da instalação, o condulete mais adequado deve ser utilizado para a construção do circuito. Conheça os tipos de conduletes:

  • Condulete fixo: O receptáculo (ponto de acoplamento) para o encaixe é fixo    à          carcaça            do       condulete:

Conheça as variações de posições nos conduletes, são

Os 9 (nove) tipos de conduletes fixos.

  • Condulete múltiplo: Os conduletes múltiplos são mais práticos para a instalação. Eles não possuem encaixes fixos. Os encaixes são intercambiáveis. Possuem 5 (cinco) furos com rosca. Isso permite uma gama de opções para o layout da sua instalação.

Condulete múltiplo. Furações nas laterais e no inferior.

Grau de Proteção IP.

O intemperismo causado pela água, luz solar e poeira é inevitável! Esse grau de desgaste é medido pelo Grau de Proteção IP. Quanto mais agressivo o ambiente, mais alto o Grau de Proteção IP.

Vamos exemplificar: Uma instalação feita em um ambiente de piscina, necessita de um equipamento com um Grau de Proteção IP mais elevado do que uma instalação interna. Áreas externas, precisam atender um Grau de Proteção IP54.

Para a utilização dos conduletes galvanizados em áreas externas, que possuem um grau de intemperismo elevado, precisa-se atender um Grau de Proteção IP54. E para isso, usa-se o Kit de Vedação…

O que é um Kit de vedação?

O kit de vedação é um jogo de juntas porcas e tampas. Sua montagem é intuitiva e simples.

Kit de vedação condulete múltiplo. Junta de vedação para a tampa, juntas de vedação para conduletes, juntas de vedação para eletroduto e três tampões de pressão com vedação.

As juntas de vedação para o condulete são utilizadas na rosca do conector. Então basta encaixar a junta de vedação na rosca do conector e rosquear o conector no condulete múltiplo.

Sua montagem deve ser executada da maneira correta para que a proteção do circuito e seus componentes seja garantida.

Conclusão:

            Um circuito elétrico em uma residência, edifício ou empresa, deve ser executado por um profissional qualificado. Todos os conduletes, eletrodutos, conduítes, cabos e componentes devem ser protegidos e seguros. Isto se aplica tanto para o instalador quanto para o usuário final e a sua finalidade (maquinário, iluminação, etc…).

            Uma instalação feita dentro dos padrões, utilizando produtos de qualidade, com suas devidas aplicações respeitando as normas e recomendações, garante um melhor funcionamento, uma vida útil prolongada para seus equipamentos elétricos e segurança em todos os aspectos.

Os conduletes galvanizados e seus acessórios são um recurso de altíssimo valor para mantermos a excelência e a segurança de nossos circuitos e instalações.

Você tem alguma dúvida no que diz respeito a conduletes, acessórios e kits? Entre em contato com um de nossos representantes. Eles estão à disposição para sanar quaisquer dúvidas… E não deixe de ler nosso artigo sobre as aplicações dos eletrodutos galvanizados.

Compartilhe este Artigo!

Deixe um comentário