Você está visualizando atualmente Roscas BSP e NPT O Que São? Quais as Diferenças?

Roscas BSP e NPT O Que São? Quais as Diferenças?

ROSCAS BSP E NPT. O QUE SÃO? QUAIS AS DIFERENÇAS?

Para falarmos sobre roscas BSP e NPT, o que são e quais as diferenças, precisamos primeiramente entender sobre a identificação das roscas.

As roscas métricas são identificadas pelo passo, que é calculado através da distância entre uma crista e outra. Nas roscas polegadas, seus passos são calculados através da quantidade de filetes contidos em 1” (uma polegada = 25,4 mm).

roscas bsp e npt o que são - figura 1
Figura 1 – P = PASSO DE ROSCA

As roscas do sistema polegada são divididas em padrão americano (UNF e UNF) e padrão britânico (BSW e BSF). Elas se diferenciam entre Rosca Grossa (UNC e BSW) e rosca fina (UNF e BSF). O que as difere é a quantidade de fios por polegada.

A melhor maneira de identificar se uma rosca é métrica ou polegada é utilizando um pente de rosca, visto que as roscas métricas, UNC e UNF possuem o mesmo ângulo de filete (60°), já as roscas BSW e BSF possuem um ângulo diferente (55°).

roscas bsp e npt o que são - figura 2
Figura 2 – P = 1” (uma polegada)

Agora que sabemos como são determinados os passos de rosca podemos falar sobre ROSCAS BSP E NPT. O QUE SÃO? QUAIS AS DIFERENÇAS?

👨🏻‍🚀 🔩

Roscas NPT e BSP são padrões de roscas utilizadas para conectar tubos e conexões e para vedação dos mesmos.

O que significa NPT e BSP?

NPT é a abreviatura de National Pipe Thread Tapered, traduzindo à grosso modo (Padrão Nacional de Conicidade de tubo) que é o padrão norte-americano para roscas cônicas usadas para unir tubos e conexões. É conhecido como os padrões nacionais de rosca de tubo. O NPT é um dos padrões técnicos nacionais dos EUA para as séries de roscas cônicas e retas que são usadas para vários fins, como rigidez e vedação à prova de pressão.

BSP é a abreviatura de British Standard Pipe. Traduzindo à grosso modo (Padrão Britânico de Tubos). A rosca, conforme definição da norma ISO 228, usa roscas padrão Whitworth (Fios por polegada / ângulo à 55º). Está entre outras normas técnicas para roscas e parafuso. Estas mesmas foram adotadas internacionalmente para tubos e conexões.

A diferença entre rosca NPT e BSP está mais relacionado com a sua localização geográfica, do que com suas aplicações.

Regiões e seus padrões de rosca para tubos:

BSP

  • Reino Unido
  • Europa
  • Ásia
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • África do Sul

A maioria dos países do mundo utiliza este padrão.

NPT

  • Estados Unidos
  • Canadá

Ambos os filetes de rosca têm o mesmo passo (Distância entre as cristas ou número de fios por polegada FPP). As Cristas (picos) e Vales (raízes) possuem formas similares. No entanto, os layout’s dos filetes possuem duas diferenças fundamentais:

  • Formato das Cristas (picos) e Vales (raízes);
  • Ângulo de inclinação do flanco.

No padrão NPT as Cristas e Vales são planos. E o seu gral de inclinação do flanco é de 60º.

No Padrão BSP as Cristas e Vales são arredondados (possuem um leve raio). E o seu gral de inclinação é de 55º.

Vocês poderão visualizar isto perfeitamente em Figura 1 e Figura 2.

Padronização

No início da revolução industrial, percebe-se uma necessidade de padronização para a compatibilização dos diferentes fabricantes e consumidores.

O padrão americano com um ângulo de 60 graus e picos e vales achatados ganhou ampla aceitação em partes, pela sua produção mais simples para os operadores das máquinas.

roscas bsp e npt o que são - figura 3
Figura 3 – Rosca usinada em torno mecânico

Mais de 20 anos antes disso, havia sido proposto na Inglaterra um padrão diferente. Ele foi usado por um tempo nos EUA e no CANADÁ. Todavia, não era totalmente aceito. Competia com outros padrões.

O padrão americano acabou vencendo nos EUA através de contratos com o governo. Devido a grandes corporações adotarem este padrão, ele acebou se difundindo pelo mundo

Aplicações

As roscas cônicas NPT e BSP são utilizadas porque roscas cônicas podem ser “tracionadas” com força para fazer uma vedação hermética por esmagamento para fluido hidráulico, líquidos, gases e vapor.

Comumente aplicados na indústria – usinas de energia, gás e petróleo, química, manufatura e transporte. Por exemplo, muitos sistemas navais de pressão a bordo, usam o padrão BSP. A indústria petrolífera utiliza normalmente o padrão NPT.

Estes tubos e conexões de padrão BSP e NPT podem ser fabricados em materiais ferrosos (aço, ferro fundido)  e não ferrosos (latão, bronze, nylon, PVC). Tudo depende das condições e aplicações.

Conclusão

Estes tipos de rosca foram aperfeiçoados a partir de suas aplicações. Não se usa um padrão BSP para fixação de porcas em construção civil. Nem se usa padrão MA (máquina) para se fazer vedação em tubulações que trabalham em condições extremas. A importância de saber a diferença entre os padrões e saber como usá-los é que faz a diferença da optimização e do aperfeiçoamento dos processos de produção.

A Santa Marta utiliza estes padrões de roscas em seus Eletrodutos Galvanizados.

Quer conhecer mais sobre Eletrodutos Galvanizados? Clique aqui e baixe nossa Tabela de Eletrodutos NBR 5597 e NBR 5598. Leia também o nosso artigo sobre ‘O que são eletrodutos galvanizados, quais suas vantagens e aplicações‘…

Gostou do conteúdo? Aprendeu mais sobre Roscas BSP e NPT o que são quais são as diferenças? Acompanhe nossos artigos…até mais!

Compartilhe este Artigo!

Deixe um comentário